Crise global e local

Da Segurança Pública à Crise Climática e Ambiental, aqui trabalhamos com o Glocal, mostrando que não é possível construir soluções de impacto social, real, sem garantir direitos a todas as pessoas. E que o micro e o macro se conectam nesse processo.

EIXOS:

Articulação Complexos

O Complexos é um projeto colaborativo que reúne cinco organizações: Instituto Papo Reto, IDPN, Movimentos, IDRMJ, Decodifica (anteriormente conhecido como LabJaca). O objetivo do projeto é articular uma incidência política em Brasília, com foco em pautar e promover as demandas das comunidades faveladas.

Assistência Jurídica

O projeto de assistência jurídica criminal para moradores de favelas é uma iniciativa do Instituto Papo Reto em parceria com o Instituto Ampla Defesa, que conta com uma equipe de advogados dedicados e voluntários, o projeto busca garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua condição socioeconômica, tenham acesso a uma defesa justa e adequada.

Em muitos casos, a falta de recursos e de conhecimento impede que os moradores dessas áreas possam exercer plenamente seus direitos, resultando em situações de injustiça e descaso, muitos moradores enfrentam dificuldades para acessar serviços jurídicos que são essenciais para a proteção de seus direitos.

Este projeto, ao oferecer consultoria e representação legal gratuita, visa preencher essa lacuna, garantindo que todos tenham a oportunidade de se defender adequadamente perante a lei.

Meio Ambiente e Clima

Projetos com foco no enfrentamento ao Racismo Ambiental e garantia de Justiça Climática na Favela.

Redução de Danos em Política Sobre Drogas

O Instituto Papo Reto adota uma estratégia que reconhece a realidade do consumo de drogas nas favelas e prioriza a saúde e o bem-estar das pessoas envolvidas.

Nossa abordagem de redução de danos promove uma mudança de mentalidade, tratando os usuários de drogas como indivíduos com direitos e necessidades específicas, em vez de simplesmente criminalizá-los. O trabalho que realizamos visa promover a reintegração social, garantir o acesso a serviços de saúde e proteger os direitos humanos, buscando transformar a realidade das comunidades em que atuamos.