Educação e Território Potente
Acreditamos na educação como uma das principais ferramentas para garantir acesso a direitos e transformação positiva da realidade local. E aqui promovemos atividades formativas e intervenções locais, buscando potencializar pessoas e território.
EIXOS:
Crescendo Juntas
Fortalecimento de mulheres em realidade de vulnerabilidade e construção e possibilidades para mulheres de favelas e periferias.
Oficina de Tranças
Uma jornada de descoberta e habilidade enquanto aprendem juntas a arte das tranças. Além de explorar e dominar diversos estilos de trançado como as Tranças Nagô, Box Braids, estilo Boxeadora e entrelace.
Durante o curso, elas não apenas aprenderam técnicas de trançado avançadas, mas também mergulharam na cultura e na história por trás desses estilos de tranças.
Este curso é projetado para os nível iniciante. Então mais do que apenas trançar cabelos, é sobre autoexpressão e empoderamento feminino. Estamos aqui para aprender juntas, crescer juntas e celebrar a beleza única de cada uma de nós através das nossas tranças.
Labs
Compartilhamento de saberes com objetivo de formação em diferentes temas importantes para a realidade de quem é de uma favela ou periferia.
Fala Cria: Projeto Fala Cria
Projeto de educação favelada: o direito à favela e à comunicação em favela
Desde 2014 o Coletivo Papo Reto vem trabalhando a comunicação para denunciar violações de direitos humanos dentro do Complexo do Alemão, ou jogar luz sobre assuntos relevantes que acontecem dentro da favela. Colocando o foco sobre os assuntos relevantes do Complexo do Alemão foi possível disputar direitos, encontrar potências e lutar por recursos para a favela. Acreditamos que comunicação é um direito que ajuda a disparar outros direitos. Por esse motivo, multiplicar as ferramentas de comunicação é imprescindível para o pleno direito à cidadania favelada.
O projeto Fala Cria é um projeto que pretende reunir em até 10 jovens do Complexo do Alemão por um período de 5 (4) meses para discutir cidadania favelada e as ferramentas de comunicação como formas de disputar a favela. Serão formações com ativistas, articuladores e personalidades faveladas discutindo o direito favelado
Lab antirracismo
Encontros formativos com foco em discutir o racismo e formas de enfrentá-lo em diferentes espaços da sociedade, também incentivando as pessoas participantes do laboratório a serem antirracistas.
O LabAntirracismo, do Instituto Papo Reto, é o espaço onde as pessoas se encontram para enfrentar o racismo de frente! Aqui, moradores de favelas têm a chance de discutir e entender melhor o racismo em todas as suas formas. com muita informação e prática, a eles saem prontos para identificar, questionar e combater o racismo no nosso dia a dia.
Mergulhamos na história do racismo para entender como ele se mantém vivo nas relações pessoais. A ideia é que a gente questione estereótipos e preconceitos, criando um ambiente de aprendizado onde todos colaboram. Depois, não só sai mais consciente, mas também mais preparado para ser uma voz ativa na busca por justiça racial.
O lab também ajuda a desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico e reflexão, que são essenciais para construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos os moradores de favela.