A história do Instituto pprt
Há 10 anos e em 10 anos:
de coletivo a instituto.
Em 2013, um ano marcante na política brasileira, também surgiu o Coletivo Papo Reto, nascido da solidariedade diante das chuvas que devastaram o Rio de Janeiro, especialmente o Complexo do Alemão. Vendo 60 casas desmoronar, um grupo de pessoas e instituicões se uniu para ajudar as famílias afetadas, gerando uma mobilização tão poderosa que foi decidido: era preciso continuar.
Assim, em 2014, o Coletivo Papo Reto nasceu oficialmente.
O objetivo foi construir uma rede de apoio em situações de crises relacionadas à ausência dos Direitos Humanos mais básicos, denunciando o modus operandi violento da segurança pública e política sobre drogas, por exemplo.
E também agindo de forma organizada sobre as catástrofes relacionadas ao clima e meio ambiente, além de usar a comunicação de forma estratégica para disputar uma outra narrativa sobre o entendimento coletivo sobre a nossa realidade.

Ao longo de nossa jornada e crescimento, nos espaços que fomos trabalhando, realizamos reuniões, aulas, oficinas, palestras e formações com foco nos direitos, antirracismo, fortalecimento do empreendedorismo local e crescimento das pessoas e do território.
Hoje, já com uma estrutura sólida, metodologias firmes e uma longa caminhada construindo expertise diversas, inclusive compondo redes nacionais e internacionais de enfrentamento a violência em territórios de periferias e construção de garantia de direitos, nos tornamos Instituto Papo Reto.
(ODS) que trabalhamos no Instituto:

01 Erradicação da Pobreza

03 Boa Saúde e Bem Estar

04 Educação de Qualidade

05 Igualdade de Gênero

06 Água Limpa e Saneamento

08 Emprego Digno e Crescimento Econômico

10 Redução das Desigualdades

11 Cidades e Comunidades Sustentáveis

13 Combate às Alterações Climáticas
MISSÃO
Garantir direitos à favelas e periferias através da incidência, da propagação de ferramentas acessíveis de comunicação e formações que deem visibilidade a realidade e memória periférica, através da educação, arte e cultura.
VALORES
Coletividade e Papo Reto, Empatia, Pertencimento, Respeito à diversidade, Parcialidade perante as injustiças, Exemplo Arrasta e Foco na missão.
VISÃO
Ser referência a partir da favela, no desenvolvimento de tecnologias e metodologias de comunicação e formação para a garantia de direitos.
conselho consultivo
Nosso Conselho Consultivo é formado por pessoas especialistas em diferentes áreas com as quais trabalhamos e que nos ajudam a manter o foco em nossa missão e visão, além de encontrar soluções diante de alguma crise ou caminhos para desenvolvimento de ideias.